Correia Dentada - Instalação / Pontos / Sincronismo
Vamos falar um pouco sobre correias dentadas, listando 05 tópicos sobre a instalação com detalhes para que apresentem a durabilidade necessária e tão esperada:
1 - Substituir as correias sempre por correias novas e engrenagens caso estas estejam danificadas.
2 - É sempre necessário averiguar o alinhamwnto das polias, conferindo se os dentes não estão desgastados, se estão contaminadas por óleo ou graxa, areia ou corrosão, estes motivos podem gerar ruídos desagradáveis e desgates prematuros nas coreias
3 - A instalação das correias devem ser feitas com o motor frio, sem a movimentação do virabrequim.
5 - Não dobrar a correia, sob o risco de danificar os cordéis da correia, que são de fibra de vidro.
Atenção: se o veículo apresentar um desempenho insatisfatório após a substituição da correia, é possível que o sinconismo esteja errado, ou seja, que o motor tenha saído do ponto.
Caso a correia apresente um desgaste excessivo após a substituição é provável que haja polias desalinhadas, espcialmente em veículos que ja sofreram colisões.
Aqui vão as páginas de uma apostila da Goodyear, com detalhes técnicos sobre o ponto e amontagem da correia em alguns do motores antigos mais populares:
Motor AP 1.6, 1.8 e 2.0 08 vávulas:
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