Correia Dentada - Instalação / Pontos / Sincronismo

Vamos falar um pouco sobre correias dentadas, listando 05 tópicos sobre a instalação com detalhes para que apresentem a durabilidade necessária e tão esperada:

1 - Substituir as correias sempre por correias novas e engrenagens caso estas estejam danificadas.

2 - É sempre necessário averiguar o alinhamwnto das polias, conferindo se os dentes não estão desgastados, se estão contaminadas por óleo ou graxa, areia ou corrosão, estes motivos podem gerar ruídos desagradáveis e desgates prematuros nas coreias

3 - A instalação das correias devem ser feitas com o motor frio, sem a movimentação do virabrequim.

5 - Não dobrar a correia, sob o risco de danificar os cordéis da correia, que são de fibra de vidro.

Atenção: se o veículo apresentar um desempenho insatisfatório após a substituição da correia, é possível que o sinconismo esteja errado, ou seja, que o motor tenha saído do ponto.

Caso a correia apresente um desgaste excessivo após a substituição é provável que haja polias desalinhadas, espcialmente em veículos que ja sofreram colisões.

Aqui vão as páginas de uma apostila da Goodyear, com detalhes técnicos sobre o ponto e amontagem da correia em alguns do motores antigos mais populares:

Motor AP 1.6, 1.8 e 2.0 08 vávulas:





Motor GM 1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2.0 E 2.2 8 Válvulas:



Motor Zetec 1.4 e 1.6 16 válvulas:








Motor Fire 1.0 16 Válvulas:







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