Intruder 125 - Carburador Mikuni BS25 - detalhes



Por aqui, após algum tempo com a Intruder parada para fazer a manutenção no banco e no guidão, a moto não pega.

Ela já vazava gasolina pelo ladrão do carburador. Foi feita a substituição da vela, pois a vela que estava nela estava com os eletrodos muito afastados. Vela nova. Tudo no jeito, motor de partida aciona mas a  moto não pega. Tensão da bateria 11,7v. Tem faísca no pé da vela.

Vamos para as resolução: 

Bateria: carregar só pra garantir

Vazamento pelo ladrão é sintoma claro de sujeira, especialmente no pino grande, então: desmontar para limpar.

No carburador devemos estar atentos aos detalhes de funcionamento:

Gicle maior de abertura (entre as bóias) - giclê livre que funciona por sucção. Quem controla ele é o pistonete

Temos dois Giclês nos carburadores - O grande e o pequeno. O grande é de alta e o pequeno é o de baixa.

O parafuso de regulagem do ar, só serve para induzir a quantidade de gasolina que a moto vai consumir em marcha lenta - passagem de ar no giclê de lenta (duas voltas e meia)

Ao funcionar o motor, o acionamento do acelerador não voga nada da injeção realizada pelo carburador. Neste momento o que manda é a regulagem do giclê de baixa. Ele que permite a passagem de ar e combustível.

De qualquer forma se o motor da moto não pega, para tirar as dúvidas:

- Tem faísca? R: remova a vela, conecte-a no cachimbo, e encoste-a no aterramento do motor para ver se tem faísca na ponta da vela. Se tiver faísca, já elimina a parte elétrica e foca na alimentação do motor.

- É problema de carburador? R: Injete um pouco de wd40 ou limpa contato pela conexão que vai no coletor do motor. Se o motor funcionar a grandes chances de ser o carburador.

- Tem gasolina no carburador? R: abra o parafuso do ladrão e confira se vai ou não vai vazar gasolina pela mangueira mais fina que é a do ladrão. Se vazar: tem gasolina. 

Se tem combustível e faísca: giclê entupido


Lembrando que a Intruder foi equipada até hoje com três diferentes tipos de de carburador Mikuni

De 2002 à 2006 foi o Mikuni Bs26 -  com entrega de potência de 11,5 cavalos - e média de autonomia de 35 à 38km com 01 litro de gasolina.

De 2007 à 2011 foi o Mikuni vm22 - com autonomia de 28 à 33 km/l

E de 2012 à 2017 foi o Mikuni Bs25 - 11 cv - com autonomia de 38 à 44 km/l. Este que já vem com um sensor da borboleta.

Agora fui ... fazer a limpeza do meu Mikuni Bs25

desgaste nessa peça que já está mais de meia vida ... Rs Será que encontra essa membrana para vender?


É a segunda vez que faço a limpeza nesse carburador, e só dessa vez percebi que no orifício do parafuso de entrada que é o parafuso de regulagem de entrada de combustível, tem uma mola um aneurind e uma arruela. Segundo o esquema de montagem o anel oring a ruela ficam por baixo da mola, sendo a ordem anel oring arruela mola e parafuso. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão e Regulagem das unidades do Scania e Regulagem de Válvulas

Bomba de Alta Ducato