A Bateria de um automóvel


Para começar o estudo em elétrica automotiva é importante ter em mente a diferença entre corrente e tensão da bateria... A corrente está presente quando a bateria está alimentando um consumidor, com a bateria parada temos apenas tensão.

Para que os circuitos elétroeletronicos do veiculo funcionem, precisam de uma fonte de energia, que pode vir do alternador ou da bateria...

A bateria armazena energia química e tem a capacidade de transformar essa energia em energia elétrica quando esta lhe for solicitada. A bateria no entanto, não serve apenas como uma fonte de energia, mas também para estabilizar a tensão entre o sistema de carga e os outros circuitos do veículo. 

Estando então entre suas funções: fornecer energia para o motor de partida, fornecer corrente elétrica para o sistema de ignição e injeção eletrônica durante a partida, suprir de energia os consumidores quando o motor esta inoperante, estabilizar a tensão entre o sistema de carga e os outros circuitos e providenciar corrente quando a demanda de energia exceder a capacidade do sistema de carga.

Quando um circuito externo e conectado entre os polos da bateria inicia-se um fluxo de corrente que desloca os elétrons das placas negativas para as positivas até que haja equilíbrio elétrico as placas absorvem os radicais sulfato (SO4) e o eletrólito fica menos denso. Durante a descarga, o dióxido de chumbo (PbO2) das placas positivas e o chumbo (Pb) das placas negativas vão se transformando em sulfato de chumbo (PbSO4), após a dissociação do ácido sulfúrico (H2SO4), os H2 se junta aos oxigênios provenientes da dissociação do dióxido de chumbo, havendo então a formação de moléculas de água (H2O) como um subproduto das reações.

Nas reações de recarga da bateria, com a aplicação de uma tensão maior do que a tenção nominal circula-se uma corrente em sentido contrário até que haja o desequilíbrio elétrico; as placas então liberam os radicais sulfato (SO4), gerando toda uma reação ao contrario da reação de descarga que resulta com o eletrólito ficando mais denso por novamente conter o ácido súlfurico (H2SO4)


Referências:
Apostila de Fundamentos de Eletroeletrônica Fiat

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão e Regulagem das unidades do Scania e Regulagem de Válvulas

Bomba de Alta Ducato

Bomba CP3 - Informações Montagem e Desmontagem