Injeção Eletrônica Diesel - Introdução e Tópicos para estudos
A nomenclatura que define o Diesel como S10, têm como base a característica deste de ter 10 partes por milhão de enxofre, ou seja em um milhão de moléculas, 10 delas são moléculas de enxofre. O que impulsionou a purificação do Diesel de S500 para S50 e para S10, foi a legislação para controle da poluição atmosférica, O Proconve7 (Programa de Controle de Poluição no Ar por Veículos Automotores) criado pelo CONAMA nos anos 80, que propôs a reduz gradual do enxofre nos combustíveis e a retirada do chumbo da gasolina.
A vantagem do Diesel S10, esta na redução da emissão de substâncias altamente poluentes para a atmosfera, como o óxido de nitrogênio (que pode chegar à 98%) e o óxido de enxofre (chegando a 80%).
É muito importante ter em mente que os veículos produzidos a partir do 2012 devem ser abastecidos somente com o diesel S10. Já os veículos mais antigos podem utilizar o S10, porem precisam passar por uma limpeza no tanque de combustível e em seus componentes de injeção, pois devido à presença de uma maior quantidade de hidrogênio o Diesel S10 é mais solvente, podendo carregar os resquícios dos outros combustíveis e entupir as mangueiras, unidades injetoras e bicos.
Euro 5:
O sistema EURO 5 é um conjunto de normas do Proconve 7, que esta em vigor desde 2012, cujo nome EURO 5 é apenas uma alusão à legislação da Europa. Segunda e norma os veículos com motores diesel devem contar com um sistema de tratamento de gases poluentes: EGR ou SCR.
O ARLA - SCR:
A sigla SCR significa Redução Catalítica Seletiva, é uma tecnologia empregada em veículos com grande capacidade de carga. Neste caso é feita a conversão química dos gases poluentes, transformando-os em nitrogênio e vapor de água, substâncias inofensivas ao meio ambiente, através do ARLA 32, um reagente composto de água e ureia. O reagente deve ser colocado no compartimento específico dos sistemas SCR em uma proporção adequada ao volume de diesel.
O sistema SCR monitora a qualidade dos gases emitidos e melhora a eficiência do motor, reduzindo assim o consumo de combustível.
O EGR:
A sigla EGR significa Recirculação de Gases da Exaustão (Exhaust Gas Recirculation) ele é uma alternativa ao SCR mais empregado em veículos menores, como caminhonetes e pick-ups e dispensa o uso do reagente ARLA 32.
Esse sistema busca reduzir a temperatura interna de câmara de combustão (nos pistões a temperatura chega a 1000 ºC), a fim de diminuir as emissões de Óxido de Nitrogênio. Para que isso aconteça, ele promove a recirculação de parte dos gases de escape, fazendo com que o calor diminua e a formação do poluente atinja níveis aceitáveis.
Vantagens do Gerenciamento Eletrônico:
- Proteção do Motor
- Segurança
- Melhor Funcionamento do Motor
Componentes do Gerenciamento:
1- Sensores: transformam sinais físicos em elétricos para informar ao módulo
2- Módulo Eletrônico de Controle
3- Atuadores: transformam os sinais elétricos que recebem do módulo em movimentos mecânicos
Dentre os sensores, são de extrema importância o Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento e o Sensor de Temperatura do combustível, pois prestam informações ao módulo, que são consideradas na dosagem de combustível injetado. Devido à propriedade de lubrificação do Diesel a injeção é feita de forma que sobre Diesel para fazer o retorno e lubrificar os bicos.
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