Revisão e Regulagem das unidades do Scania e Regulagem de Válvulas


Este sistema equipa os caminhões Iveco, Volvo e Scania, é o sistema de unidades injetoras PDE, em que cada unidade injetora atua como uma bomba de alta pressão individual.

Quando for fazer o diagnostico, é bom lembrar que os códigos de falha de 50 a 56 são relacionados às unidades injetoras.

Sempre que for remover as unidades de veículos que tem acoplado bicos e unidades, é importante esgotar a galeria de alimentação, o que é feito através do retorno. Deve-se aliviar a pressão do filtro, soltando o parafuso que vai na tubulação embaixo do filtro e posteriormente soltar a válvula de retorno. Este procedimento é necessário para que o diesel não se misture com o óleo no momento da remoção das unidades. 

Na revisão das unidades do Scania 380 de 2010, o curso da agulha deve ficar ajustado com 14 centésimos (entre 13 e 15) e a corrente de atracamento deve ficar com aproximadamente 6 A. 

A desmontagem começa pela parte do bico, remove-se a porca e o bico injetor, disco, pino....
Mola....
Bobina, bujão, válvula (com allen 3mm)

O primeiro passo após a desmontagem é o assentamento da válvula. Neste passo deve-se checar a válvula e o local de seu assentamento na carcaça. A válvula não pode estar com o corpo riscado, e a carcaça, no local de assentamento não pode estar trincada e nem riscada.
Após o assentamento é ajustado o curso da agulha, com a utilização do relógio comparador. O curso da agulha está relacionado ao débito de combustível, ou seja diretamente relacionado com o consumo de Diesel.
Para isso montar sem o prato da mola, 
Se o curso estiver acima do indicado, deve-se tornear a lateral do bujão, e se estiver abaixo, deve-se tornear a parte de cima central do bujão.
O curso deve ser: no Scania Série 5 e no Iveco Stralis: 0,14 mm e no Scania mais antigo série 4: 0,12 mm (valores apresentados no vídeo do Doutor-IE)

Com a agulha ajustada é feita a regulagem da corrente de atracamento, com a utilização de uma fonte assimétrica, e manipulando a placa do induzido e o corpo da placa do induzido. O atracamento influência no ponto de injeção, no atraso ou no adiantamento da injeção, estando diretamente relacionado ao "castanhado" do motor.
A corrente de atracamento deve ser no Scania Série 5 de aproximadamente 6,30A e no Iveco Stralis e no Scania mais antigo série 4 de aproximadamente 6,20 A (valores apresentados no vídeo do Doutor-IE)
Se a corrente esta baixa precisa-se lixar a placa indutiva, e quando a corrente esta alta deve-se lixar o corpo da placa indutiva. 
0,5 A = 0,25mm

Os injetores tem sua pressão regulada assim como os bicos mecânico, e para isso é utilizada uma ferramenta, que permite a conexão dos injetores nos testes de bico convencionais. A pressão em geral é de 300 bar. Apesar de ser uma pressão fictícia, uma vez que a pressão máxima de abertura das unidades é de 1800 bar.


Torques aplicados em Nm(o mecânico.com.br):
Capa da Bobina: 75 Nm
parafusos da bobina: 2 Nm

.......
Por conveniência costumamos não misturar os balanceiros dos cilindros. Mantendo-os sempre nos mesmos cilindros.
Mesmo estando inserido na parte de dentro da tampa de válvulas, o local de assento das unidades deve ser rigorosamente limpo com pano antes de assentar as unidades.

Na instalação das unidades é recomendado tanto a aferição e regulagem da altura das unidades como a regulagem das válvulas. A regulagem de válvulas é indicada sempre que se remove as unidades pois para isso é necessário a remoção dos balanceiros.
Regula-se a válvula de um e a unidade do próximo cilindro que vai entrar em explosão.
lembrando que a ordem de explosão é 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4 , e que o cilindro que está em balanço é aquele que terminou a fase de escape e inicia a admissão. 
A medida padrão de regulagem das unidades para esses motores é de 66,9 mm ±1




Fontes de pesquisa:

https://omecanico.com.br/reparo-das-unidades-injetoras/ em 29/04/2023
https://pt.slideshare.net/luizantoniodasilva98/regulagem-de-valvulas-e-u-is-motor-scania em 29/04/2023

Vídeos do youtube:
Unidade injetora (Iveco e Scania): Desmontagem, montagem e testes - Doutor-IE em Campo

Pesquisar:
biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477)

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