Freios Automotivos: Sangria

O que é a Sangria?

A sangria é parte do processo de substituição do fluido do freio, quando o fluido velho é substituído pelo fluido novo, um processo necessário após um reparo no sistema de freio, para a eliminação de bolhas de ar que possam ter entrado no sistema, e também necessário para a substituição do fluido que por ventura não esta mais em condição de uso.

O fluido de freio é um líquido hidráulico responsável pela estabilidade do sistema de freios, agindo como um condutor de pressão entre a ação do motorista (ao pisar no freio) e os discos que fazem o trabalho pesado de frenagem do veículo. Verificar a condição do fluido de freio é uma etapa importante da manutenção preventiva do veículo. o fluido de freio deve ser trocado a cada dois anos ou 20 mil quilômetros rodados. Quando o nível estiver baixo, ou o fluido estiver escuro e com borras, deve ser feita a substituição. Não sendo recomendado apenas completar o reservatório, pois além do nível baixo no reservatório a humidade que entra no sistema e contamina o fluido é uma grande vilã do sistema.

Para fazer a sangria o primeiro passo é identificar o tipo de sistema (Paralelo, diagonal ou ABS), para determinar a ordem das rodas a serem sangradas. Se for paralelo, primeiro são sangradas as rodas traseiras e depois as dianteiras. Se for um sistema diagonal o sangramento é em forma de X, começando pela traseira direita com dianteira esquerda e depois a dianteira direita com a traseira esquerda. Se for um sistema ABS é feito em formato de Z, começando pela dianteira esquerda, depois a dianteira direita, a traseira esquerda e por fim a traseira direita.

Cuidado: Deve-se verificar possíveis vazamentos em todo o sistema, principalmente no flexível do freio, o reservatório deve ser conferido, averiguando a vedação da tampa e fazendo a limpeza do reservatório caso necessário, tomando sempre cuidado com a tela do reservatório que fica abaixo da tampa (em alguns veículos). Todo o cuidado deve ser tomado para que o fluido não entre em contato com outras partes do veículo pois ele é corrosivo, e danifica tanto a pintura como a lataria do veículo.

O fluido novo, empurra o fluido velho pelas tubulações do sistema, portanto a sangria em cada roda deve ser realizada até que termine a saída das bolhas e se inicie a saída do fluido novo. Após a sangria o nível de fluido no reservatório deve ser completado.

Mas e aí... qual o fluido devo utilizar?

Existem diferentes tipos de fluidos, mas não é só uma questão de um ser melhor do que outro, o fato é que cada tipo de fluido está adequado ao nível tecnológico do sistema de freios. Neste caso é interessante seguir o que indica o manual do fabricante do veículo. É importante também usar fluido de freio de qualidade optando pelo de fabricantes conhecidos no mercado. Os fluidos de freio são classificados em DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1. 

Posso substituir o DOT 3 pelo DOT 4?

O fluido de freio DOT 4 tem um ponto de ebulição mais alto do que o DOT 3, eles são compatíveis, mas não devem ser misturados, você deve usar o fluido recomendado ou de grau superior, nunca inferior. Lembrando que cada sistema foi desenvolvido para operar perfeitamente com o fluido recomendado, não havendo ganhos de desempenho ao altera-los. o que se divulga é uma idéia de economia, pois os DOT 5 são compostos com silicone e não absorvem humidade como os outros... pelo sim pelo não, recomenda-mos sempre a utilização conforme o indicado no manual. 

Boa sorte!

Giovana Miranda em 14/06/2022

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