Manutenção de Veículos e Máquinas

Saudações!

Exitem basicamente três tipos de manutenção, das quais vamos falar agora:

1- Corretiva

2 - Preventiva

3 - Preditiva

A manutenção corretiva é a mais onerosa e geralmente é fruto de uma manutenção preventiva mau executada. A manutenção corretiva baseia-se na correção de defeitos e reparos de itens que falharam ou se desgastaram. Quando ela não é planejada, é decorrente de uma falha ou quebra de componentes e partes que acarretam a paralisação do serviço por suspensão da funcionalidade. A manutenção corretiva no entanto pode ser planejada, visando o aumento do rendimento, para tanto os reparos são efetuados em momentos oportunos antes que haja a paralisação do serviço pela falha ou quebra. Neste caso são determinantes as inspeções constantes e uma programação que determinarão o momento correto de executar a manutenção.

A manutenção preventiva é realização através de revisões periódicas, seguindo o plano de manutenção preventiva que é norteado pelo manual de manutenção que segue critérios de quilometragem ou de tempo conforme o indicado pelos fabricantes. Nos manuais de veículos, especialmente da linha leve, encontramos orientações para verificação constante de:

- Nível do óleo do motor (considerando também a quilometragem e o tempo)

- Pressão dos Pneus

- Tensão da correia do alternador

- Nível do líquido de arrefecimento (considerando também o tempo)

- Nível do fluído de transmissão

- Nível do fluído de freios (considerando também o tempo)

- Nível do óleo da direção hidráulica

- Nível da gasolina no reservatório de partida a frio (considerando também o tempo)

- Vazamentos de óleo em quaisquer partes do motor

- Vazamentos de líquido de arrefecimento em mangotes e conexões

- Palhetas dos limpadores de para brisa e vidro traseiro (eficiência da borracha)

- Água do lavador do para brisa e direção do jato na saída dos bicos

- Pastilhas e lonas de freios

- entre outros...

O descuido com a verificação destes itens podem acarretar desgastes em outros componentes do veículo, aumentando significativamente os custos de manutenção, a segurança e a conservação do veículo. 
A manutenção preventiva pode ser sistemática, ou periódica, quando os componentes são substituídos independente do seu estado, considerando-se as indicações de tempo ou quilometragem indicadas pela fábrica, ou podem ser preventiva de rotina, baseadas em checklist de inspeção e verificação dos componentes através dos sentidos humanos. O plano de manutenção deve obedecer os prazos sugeridos pelas montadoras considerando além dos quilômetros rodados as condições climáticas e o tipo de pavimento em que o veículo mais opera.

A manutenção preditiva por sua vez indica as condições de funcionamento com base em dados, que informam desgaste e degradação, e prediz a ocorrência de uma falha, através de equipamentos que fazem leituras e podem predizer problemas, como por exemplo o Scanner e o Raster, que se comunicam com o módulo para a realização das leituras. Entre suas vantagens estão:

- otimização da troca de componentes

- eliminação de desmontagens desnecessárias

- impedem o aumento de danos

- reduzem o nível de emergência

- aumentam a confiabilidade do serviço.

Salientando que para a execução das manutenções independentes de serem corretivas, preventivas ou preditivas são necessários, par que se tenha um resultado de qualidade

- Mecânicos Treinados

- Ferramentas Adequadas

- Infraestrutura

- Suprimentos (Peças e Acessórios para reposição).


Nos próximos posts, estaremos falando sobre:

Revisão da Parte Elétrica: 10 testes para fazer com o multímetro!
Uma revisão preventiva que pode poupar a bateria por anos

Prazos e quilometragens para a revisão dos componentes!
Com quantos Km's devo substituir?

Aguardo seu comentário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão e Regulagem das unidades do Scania e Regulagem de Válvulas

Bomba de Alta Ducato

Bomba CP3 - Informações Montagem e Desmontagem