Os Componentes de um Motor de Combustão Interna

Os principais componentes, ou melhor dizendo as partes fundamentais dos motores de combustão interna, que são responsáveis, pelo fornecimento das condições favoráveis para que o processo de transformação da energia química dos combustíveis se realize de forma eficiente e contínua, podem ser divididos em Componentes fixos e componentes móveis.

Para a construção e arranjo destes componentes, são consideradas as condições de temperaturas e pressão de trabalho, devido à característica dos materiais de dilatação e contração quando submetidos à diferentes temperaturas. Considerando que os motores hora estão ligados e funcionando à temperaturas elevadas e logo depois estão desligados e frios, e considerando ainda que em temperatura ambiente as folgas entre os componentes giram em torno de centésimos de milímetros, fica evidente a importância de um rigoroso controle das características dos materiais, para que os componentes suportem o atrito dos movimentos quando estão dilatados posteriormente conservando suas dimensões quando resfriados.

Deste fato destacamos a importância de evitar o super aquecimentos dos motores, que seria o aquecimento além da temperatura ideal de trabalho, quando a super dilatação dos componentes e o super atrito decorrentes desta maior dilatação danificam os componentes, causando o que comumente é chamado de "fundição" do motor. Nestas situações há um desgaste excessivo, uma dilatação fora do padrão, que chega até mesmo a mudar a cor do material.

É válido salientar que nos motores de combustão interna refrigerados à água, a usinagem dos componentes, e o arranjo destes com suas juntas, é feito de forma que circulem pelo motor água e óleo, com intuito de refrigeração e lubrificação, sendo que água e óleo apesar de circularem por galerias bem próximas umas das outras, aquecendo-se e refrigerando-se, não podem em hipótese alguma se misturar. Este é um dos pontos mais crítico do super aquecimento, quando uma junta é danificada, ou as galeria acabam se fundindo e possibilitando que a água e o óleo se misturem.

Aguardo seu comentário e finalizo por hoje com a frase do nosso tão querido físico teórico Albert Einstein, que nos alerta para os benefícios de uma boa noite de sono (rs):

“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente às possibilidades infinitas... o que é um homem sem sonhos?”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão e Regulagem das unidades do Scania e Regulagem de Válvulas

Bomba de Alta Ducato

Bomba CP3 - Informações Montagem e Desmontagem