Componentes do Sistema Common Rail - Bomba de Alta



São componentes do Sistema Common Rail:

1 - Regulador de Pressão

2 - Válvula reguladora de pressão e alimentação = Válvula Cascata

3 - Bomba Alimentadora de Engrenagens (4,5 a 6,5 bar)

4 - Bomba de alta pressão

5 - Tubo Acumulador de Pressão

6 - Sensor de Pressão do Rail

7 - Válvula de Segurança

8 - Injetores

+ Filtros: separador de água e filtro de combustível


1 - Regulador de Pressão

A Válvula Reguladora de pressão (também conhecida como M. Prop) ajusta a pressão do combustível de acordo com a solicitação da UCE. A bomba de alta pressão gera somente a pressão necessária pra o determinado momento, independente da rotação do motor.

A UCE controla a válvula reguladora através de pulsos PWM, um pulso largo ou de maior duração é proporcional à uma pressão mais elevada.

A UCE altera a largura do pulso que gerencia o regulador baseando-se nas informações fornecidas pelos sensores, e em função da carga requerida pelo motor. Conforme a necessidade a UCE modula a alta pressão do combustível.

Desta forma também o combustível é dosado, pois quanto maior o pulso, maior será o volume de combustível que irá alimentar os elementos da bomba de alta pressão.

- Em casos onde há falha elétrica no regulador de pressão (ou dos condutores que o conectam à UCE), a vazão que alimenta os elementos será total, com pressão de 1500 ba, neste caso é acionada a válvula de alívio de pressão, para evitar acidentes e a quebra de componentes do sistema.

- O regulador de pressão controla a vazão que alimenta os elementos da bomba de alta pressão.


2 - A valvula Cascata controla a pressão de alimentação

3 - A Bomba Alimentadora de Engrenagens, também conhecida como Bomba de baixa, é a responsável por alimentar a bomba de alta.

4 - A Bomba de Alta Pressão funciona básicamente com dois estágios:

1º Admissão - MOLA - Deslocamento do elemento até seu ponto morto inferior, o elemento esta em sua fase menos acentuada. Há uma válvula de admissão para cada elemento (válvula individual) Para entrada de combustível no elemento (4,5 bar). Há também as válvulas de saída, que se mantém fechadas devido à pressão existente no Rail.

2º Compressão - Nesta fase o elemento já esta alimentado com combustível, e é pressionado pelo eixo acionador em direção à seu ponto morto superior. Quando o elemento começa a produzir pressão a válvula de admissão se fecha e quando a pressão gerada supera a pressão no rail a válvula de saída se abre, provocando um acumulo maior de pressão no rail.

5 - O Tubo Acumulador de Pressão tem a função de acumular pressão é a de distribuir para os injetores no motor a pressão que foi gerada pela Bomba, ele também amortece as oscilações geradas pelo bombeamento de combustível.

Nele se encontram:

a) Sensor de Pressão do Rail

b) Válvula de segurança


6 - Sensor de Pressão do Rail é o sensor de pressão do tubo acumulador que tem a função de monitorar a pressão do combustível que chega no sistema de alta pressão. Ele é um elemento Pieso- resistivo com circuito integrado de temperarura, atuando através de um diafragma deformado pela pressão do combustível. A deformação altera a resistência que por sua vez altera os valores de sinais gerados pelo sensor para serem interpretados pela UCE. Desta forma a UCE controla a pressão gerada pela bomba, utilizando-se da válvula reguladora de pressão.

7 - A Válvula de segurança atua em casos onde a pressão ultrapassa 1500 bar. A válvula de segurança se abre enviando o combustível para o retorno. Essa válvula foi desenvolvida para que eventuais falhas do regulador de pressão, que ocasionariam pressões muito elevadas não venham a acarretar risos ao sistema.
A válvula de segurança só abre em situações de emergência, portanto se ela apresentar vazamentos deve ser substituída.



--------------

Bibliografia Consultada:

Apostila Robiel

---------------

Pesquisar:

1 - Em quais motores se encontram o sistema Comom Rail?

2 - O que é um elemento Piezo-resistivo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão e Regulagem das unidades do Scania e Regulagem de Válvulas

Bomba de Alta Ducato

Bomba CP3 - Informações Montagem e Desmontagem