Injetores de Diesel no Sistema Common Rail
Os bicos injetores tem a finalidade de pulverizar o combustível na câmara de combustão, através do controle da UCE, que determina:
1 - Tempo de Injeção: fator que determina a quantidade de combustível a ser injetada
2 - Ângulo de Injeção expresso em graus: valor que determina o momento exato do início da injeção
Como os bicos no sistema Common Rail recebem constantemente a alta pressão do combustível do "Tubo acumulador Rail de Pressão", a UCE tem várias possibilidades de tempos e ângulos de injeção, programáveis individualmente para cada cilindro, permitindo o máximo de potência do motor sem desgaste prematuro e com redução na emissão de gases.
O funcionamento dos bicos compreendem três estágios, sendo eles:
1 - Posição de Repouso
2 - Início da Injeção
3 - Fim da Injeção
Quando no estágio 1, o combustível sob alta pressão chega ao interior do injetor e fica disposto exatamente na válvula de controle. Uma micro-esfera impede que o combustível saia da válvula criando um acumulo de pressão na válvula de controle que movimenta a haste de comando mantendo o bico fechado, nesta situação tem-se o chamado equilíbrio hidrodinâmico, a pressão é a mesma porém a área da válvula de controle é maior que a área do bico injetor.
No estágio 2 para ocorrer o início da injeção, a UCE envia um sinal PWM (com modulação da largura do pulso), para a válvula eletromagnética, provocando assim a criação de um campo magnético que atrai a placa de atração. A placa de atração retira a pressão da mola que mantém a micro-esfera fechando o furo calibrado de saída da válvula de controle.
O combustível sob alta pressão na válvula de controle flui em direção à linha de retorno permitindo que a pressão existente na ponta do bico movimente a haste de comando para cima, dando início à injeção de combustível na câmara de combustão.
A UCE controla o volume de combustível determinando o tempo de injeção (largura do pulso PWM) e a pressão de combustível na linha de alta pressão.
O fim da injeção acontece no estágio 3, quando a válvula solenóide é desenergizada a mola aciona a placa de atração que fecha a passagem do furo calibrado de saída da válvula de controle através da micro-esfera. O combustível pressurizado ocupa a câmara da válvula de controle que movimenta a haste de comando para baixo, fechando a agulha do bico injetor, voltando à posição de repouso.
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