Quando um motor não pega? Teste de alimentação do motor de partida

quando um veículo não pega, sendo ele ciclo Diesel ou Otto, o primeiro passo após se garantir de que a bateria tem condições para alimentar a partida é conferir se a mesma voltagem da bateria chega na linha 50.

A linha 50 é a que faz a alimentação do automático do motor de partida, também chamado de chave magnética. Na chave magnética temos três bornes de ligação: o 50 como já foi dito, o 30 que é o positivo direto da bateria e o 15a positivo linha auxiliar do sistema de ignição, e mais o 30a que sai direto para o motor de partida. 

Dentre os motivos que podem fazer com que o motor de partida não consiga trabalhar eficientemente, podemos ter o motor de combustão travado, correia dentada fora de sincronismo, motor fora do ponto de ignição (atrasado ou adiantado).

Mas no caso de o motor de partida não ser acionado após girar a chave primeiramente antes de condenar o motor é conferir os bornes de alimentação e o aterramento.

Também é importante conferir se o motor de partida não está com óleo, para o eixo do pinhão não ficar empastado, óleo que em certos casos podem ser derivados de falhas de vedação no volante do motor, no câmbio e embreagem, portanto conferir a caixa seca que não pode estar com óleo. 

Entre o automático e o motor elétrico a alimentação é pelo borne 30a que recebe ligação com o borne 50, portanto com a chave ligada o borne 50 deve estar sendo alimentado. O 30 vem direto da bateria e portanto deve apresentar a tensão mesmo com a chave desligada. Se ambos apresentarem alimentação conforme a voltagem da bateria (aproximadamente 12,6 volts) pode sim ser um problema interno do motor de partida...

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