INJETOR COMMON RAIL DENSO TOYOTA E HILUX 2.5 E 3.0
Existem dois tipos de injetores Denso da Hilux, que se diferem pelo sistema empregado para receber os sinais elétricos, ou seja os acionadores elétricos, podendo ser acionadores piezo elétricos ou bobinado.
Os bicos com acionadores piezo elétrico são os que vem com um chicote de seis fios, para estes bicos atualmente (2023) não se tem peças de reposição disponivel no mercado e portanto precisa ser inteiramente recuperado. Com os seis fios o injetor monitora os Sensores de temperatura e pressão de combustível e o atuador do injetor
O bico com bobina, é um bico mais simples que apresenta duas vias e é codificado, sendo preciso apresentar um código ao módulo, um código QR code de 30 dígitos.
Na substituição, cuidados com a limpeza do sistema common rail para que a fuligem e sujeiras presentes no sistema não venham a travar a ponteira do bico. É imprescindível a retirada do tubo rail para limpeza interna:
Vamos então para o passo a passo da montagem do bico bobinado, que é o objetivo principal dessa postagem:
Na morça, começar a montar o bico pela parte superior:
1 - os pinos guias
2 - a válvula de controle que deve ter os orifícios coincidindo com os orifícios do porta injetor
3 - porca interna com aperto de 04 kg utilizando-se a ferramenta específica com três guias.
Colocar o bico com a parte da agulha para cima:
4 - bastão
5 - calço da marcha lenta
6 - mola (a mola maior)
7 - Calço guia da agulha
8 - Pino guia
9 - bico com a agulha
10 - Porca do bico com 05 Kg de torque
Voltar o bico com a parte superior para cima para terminar a montagem do solenóide:
11 - anel que vai externo após a rosca
12 - cogumelo com a microesfera, estando esta com a parte lisa virada para baixo
13 - Calço de regulagem para controle da Indutância
14 - No solenóide inserir o calço da mola (calço do atracamento) e a mola
15 - montar o solenóide no porta injetor, com aperto de 03 kg e com alinhamento da saida dos conectores da bobina com a entrada dos canos de bico.
A indutância pela pratica verificamos que fica na faixa de 439 / 470 mH aferidas com o multímetro.
A resistência fica da faixa de 0.7 ohms
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