Filtro de Combustível Diesel

Hoje tivemos uma experiência bem inusitada na oficina, que nos salienta o quanto é importante a troca dos filtros de combustível para a vida útil da bomba de combustível.
Na ocasião um veículo do qual foi feita toda a bomba a cerca de 30 dias, retornou reclamando que ficava difícil de pegar de um dia para o outro e que a marcha lenta não firmava. 
De imediato imaginamos que estava pegando ar pela bomba alimentadora, mas o primeiro passo foi conferir o filtro de combustível.... E para nossa surpresa o filtro estava totalmente enferrujado, com muitas impurezas e o diesel que se encontrava nele estava cheio de água e com cheiro ruim. Fomos então para o tanque, um outro ponto que deve sempre ser conferido quando se faz manutenção no sistema de injeção de Diesel, e o Diesel.do tanque estava assim como o do filtro, sujo, com água, fedido, totalmente adulterado.
Na ocasião da troca da bomba o motorista não quis fazer a troca dos filtros alegando que o mesmo era novo. Alertamos para a necessidade de remover o tanque, mas a pressa para seguir foi maior... Mas agora não tinha mais escolha, retiramos o tanque, sofrida mente pois tratava-se de um ônibus, um Marcopolo com motor do 1620, e retirando-se o tanque encontramos o pescador com o encaixe solto e o tanque furado, e então todo aquela sujeira ficou explicada.
Retirando-se da bomba apenas um porta válvulas, foi possível de ser constatado que os elementos e as válvulas já estava demasiado enferrujados, ou seja, a bomba nova já precisa de ser refeita, um prejuízo grande tanto para a oficina como para o proprietário.
Ficou a lição.
A maioria dos fabricantes recomenda que a troca deve ser realizada a cada 10.000 km rodados, quando o filtro de combustível sujo começaria a prejudicar o veículo, mas isso depende muito do uso do veículo e da qualidade do Diesel que está sendo usado no abastecimento.
Comparado ao valor gasro na manutenção de uma bomba, o filtro deve ser periodicamente conferido e substituído sempre que necessário.

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