Resumos de Elétrica Aplicada à Automotiva
Conceitos:
POTÊNCIA: É a capacidade do consumidor realizar trabalho em determinado tempo (segundos)
TENSÃO: É a pressão elétrica ou a D.D.P. : Diferença de Potencial Elétrico
CORRENTE: Movimento dos elétrons do negativo para o positivo, elétrons da camada de valência de um átomo negativo transferidos para a camada de valência de um átomo positivamente eletrizado.
RESISTÊNCIA ELÉTRICA: capacidade de um corpo de se opor à passagem de corrente elétrica, dificuldade na passagem dos elétrons, muitas vezes existe para que não haja curto circuito. Exemplos: sensor NTC do líquido de arrefecimento: à 30º apresenta resistência de 2500 ohms, conforme aumenta a temperatura, diminui sua resistência.
* (Distância X Resistividade) / Sessão transversal do fio
"A Segunda Lei de Ohm é uma expressão matemática que relaciona as propriedades físicas que interferem na resistência elétrica de um corpo condutor . Essa lei informa que a resistência elétrica de um corpo é diretamente proporcional ao seu comprimento e resistividade e inversamente proporcional à sua área transversal."
CABOS DE VELA: são condutores resistivos, cabos com diferentes tamanhos apresentam diferentes resistência,, quanto maior, mais resistência. Com o passar do tempo a resistência dos cabos aumenta e então é solicitada uma maior corrente das bobinas.
MOTOR DE PARTIDA: A partir da energia elétrica gera energia mecânica
ALTERNADOR: à partir da energia mecânica gera energia elétrica
Representação das Grandezas:
- Tensão: V, E, U
- Corrente: I, A
- Resistência: R, (Símbolo Ohm)
- Potência: P, W
Comentários
Postar um comentário