Testes do Sistema Elétrico do Veículo
# Postagem em construção
A seguir vou listar uma sequência de testes elétricos para se fazer em um veículo, assim como é ensinado no curso de Eletricista Automotivo:
1 - Teste de tensão da Bateria: 12 v
A voltagem deve ser maior ou igual a 11,5 volts
2 - Tensão de Carga do Alternador
(Neste momento a energia mecânica é convertida em energia elétrica para recompor a energia da bateria)
A voltagem deve estar entre 14,5 v e 13,5 v, maior do que 13,5 volts e menor do que 14,5 volts
3 - Teste de Queda de Tensão do Motor de Partida
dar partida por 10 segundos, com os sensores de rotação e alimentação desligados a voltagem deve ser maior ou igual a 9,6 volts
continua....
6 - Neste teste mudar a medida do voltímetro para corrente alternada, mudando tbm o born do multímetro. Desligar o cabo massa. O cabo de teste negativo fica na ponta negativa da bateria, enquanto o positivo fica na ponta metálica (parafuso do cabo massa (que foi desconectado), aguardar o desligamento dos capacitores. I < ou = a 0,03A.
7 - Teste de Corrente de Consusmo Total do Veículo: Neste teste é utilizado um multímetro com pinça amperimétrica. A pinça deve envolver o cabo positivo em sua saída da bateria. Neste momento o carro deve estar ligado, bem como todos os seus componetes, ou seja todos os consumidores (luzes e ar condicionado) com os poslos da pinça na mesma posição dos polos da bateria.
8 - No teste de corrente de carga do alternador, a pinça é colocada no cabo que vai do alternador para a bateria (obs. atentar para a posição dos polos da pinça)
9 - O 9º teste é reaçizado ainda com a pinça amperimétrica, mas desta vez com o veículo deligado e o sensor de rotação desconectado. A pinça é colocada no cabo do alternador e o motor de partida é acionado por 10 segundos (obs. atentar para a posição dos polos da pinça).
conyinua...
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