Suspençao Veicular - História - Relação Massa x Molas - Tópicos
# postagem em construção
Ao nos questionarmos à respeito da história da suspensão veicular, de como foi surgindo e evoluindo os sistemas de suspensões até chegar ao que conhecemos hoje, ficamos intrigados com o fato de que até mesmo no Egito antigo, arqueólogos encontraram sofisticados sitemas de suspensão nas charretes do faraó Tutankamon que morreu por volta de 1300 a.c. onde se combinavam pedaços de couro e peças de madeira para se ter um tipo de mola e amortecedor e assim garantir o conforto durante os trajetos.
Na época medieval, as cabines das charretes ficavam penduradas em correntes, entretanto o sacolejo era grande demias e considerado muito enjoativo.
Somente após a revolução Industrial, por volta de 1800, com os avanços da tecnologia, as suspensões ganharam enfim feixes de molas helicoidais.
Em 1873 o Francês Amédée-Ernest Bollée fez um pequeno onibus a vapor que ontava com uma suspensão independente nas quatro rodas, o projeto se chamava "L'Obéissante" ou "O Obediente", foi seu primeiro veículo a vapor. "O Obediente" com seus dois motores (V-twin - um para cada roda) transportava 12 pessoas e desenvolvia a velocidade máxima de 40 Km/h.
A França se destaca quando a assunto é suspensão, e George Messier em 1925 marcou o cenário com seu veículos o "MS-31" que era equipado com um conjunto de suspensão a ar. Um sistema de amortecimento por distribuição de cargas e ângulo de inclinação, que serviu de base para o modelo hidropneumático da Citröen.
A Citroen lançou o DS em 1955 com pistões hidraulicos e esferas com nitrogenio. Um conceito parecido com os aplicado nos atuais amortecedores pressurizados.
Duas grandes melhorias apareceram à partir da década de 80:
1 - Sistemas ativos com gerenciamento eletrônico
2 - Construções do tipo multilink
As montadoras hoje em dia se preocupam em desenvolver suspensões cada vez mais proativas com o uso de câmeras, sensores, lasers e informações de várias fontes, que consigam fazer ajustes com antcedência para quaisquer sistuações, deichando os veículos cada vez mais parecidos com tapetes voadores.
No projeto de uma suspensão, a busca é pela sintonia perfeita entre as massas suspensas e as massas não suspensa.
- Massas suspensas são os componentes que ficam sustentados pela suspensão.
- Massas não suspensas são aquelas que não ficam suportadas pela suspensão, são em geral o sistema de freios e de transmissão, itens de direção, rodas e pneus.
- Os carros de luxo em geral aprensentam os itens suspensos com maior peso que os itens são suspensos.
- Materiais Nobres: alumínio à fibra de carbono
- Balanceamento
- Centro de gravidade
- ROW - balanço D - E
- PITCH - entre a frente e a traseira
- YAM -
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