Bombas Injetoras das F4000

Quando falamos em bomba injetora de Diesel de F4000, temos vários modelos de motores, e portanto cad modelo com suas respectivas bombas....

De 1975 até 1982 a camioneta era equipada com motor MWM 226 e portanto o motor era tocado por uma bomba 
A partir de 1983 tem-se tbm o motor Ford FTO com bomba bosch em linha.....



Linha cronológica:

1957 - Início da Família F (F600, F100)todas a gasolina, saiba mais sobre a F100 picape:
https://arsenalmecanico.blogspot.com/2023/07/ford-f100-o-classico-das-picapes.html

1959 - Lançamento da F350 - com o mesmo motor V8 - Ford Power Kind de 4,5 litros e 167 cv

1975 - Lançamento da F4000 Motor Diesel MWM 229? 99 ou 83 cv? cv - 04 marchas
Foi o segundo caminhão três quartos à diesel lançado no Barsil, o primeiro foi o Mercedes 608D, o maior concorrente da F4000 até então. Concorria com o D400 da Crhysler lançado em 1976, e depois de 1985 concorria com o D40 da Chevrolet.

1975 - Lançamento da F400 com o motor V8 Ford Power Kind

Capacidade de carga:
F100 - 660 kg
F1000 - 1000 kg
F2000 - 2010 kg
F4000 - 3556 kg

1982 / 85 - FB4000 - Micro-onibus com o chassi da 4000 - lançado em parceria com a Marcopolo

1982 - A Volkswagen lança o 6-80 - Motor Perkins, 4.236 (o mesmo da D10) e lança também o 6-90 com mesmo motor MWM 229/4 da F4000.

1983 - Os Motores MWM 226 foram substituídos para o 229. A principal mudança é que o 229 possui galerias de água dentro do bloco do motor, devido aos problemas de super aquecimento do 226 "camisa seca". A Bomba Injetora do 226 é CAV, já a do 229 é uma bomba bosch em linha ou rotativa.....?.
Lembrando que a F1000 até então sempre saiu com motor 229.

1983 - F4000 com Motor Ford Diesel FTO - 90 cv - com bomba em linha
O FTO 4.4L diesel é Ford 4.268 (4 cilindros, 268 pol3) utilizado na linha de tratores da Ford da década de 1980, os famosos Ford 6600 e 6610, regulados, respectivamente para 86cv (ultimos 6600) e 76cv. É uma evolução do Ford 4.256, onde muda pouca coisa. No 256, o motor tem um curso MENOR (106,7mm) que o diametro (111,8mm) e no 268, ambos são iguais (111,8mm). 
A diferença do FTO veicular do agricola, basicamente é a Bomba Injetora: Nos tratores, a bomba é a Lucas-CAV rotativa, limitada em rotação em 2200 rpms, com pico de torque em 1600rpms e na aplicação veicular, a Bomba é a Bosch em linha e rotação de trabalho ampliada para próximo de 3000 rpms (não sei se chega a isso).

1986 - F4000 - Recebe novas grades com faróis retangulares
1989 - F4000 - Receb banco individual para o motorita
1992 - Recebe novos faróis retangulares e novo câmbio

1996 - è lançado o Cargo C814

Ambos turboalimentados:
Motor Mummins de 3,9 litros e 110 cv
Motor MWM de 4,3 litros e 135 cv

1998 - F4000 - Cummins de 3,9 litros e 135 vc - nesta nova versão com aftercooler (que esfria o ar antes de este ser admitido no cilindro), direção hidráulica e ABS, com volante e cintos reguláveis.

2000 - F4000 - sai com motor de 141 cv

2005 - F4000 - com motor Cummins de 150 cv, mas que para atender às normas ambientais fica com 120 cv. Neste ano a Cargo recebia modelos com motor eletrônico no F815

2007 - F4000 - 4 x 4 - com gabine dupla e tripla

2011 - Foi encerrada a linha F 

2014 - Volta com F350 4x2 e F4000 4x2 e 4x4, com motor Cummins de 2,8 litros e 150 cv, 05 marchas com ar condicionado e freios ABS.

F400 motor MWM de quatro cilindros:
Ponto para remoção e instalação da bomba:
O ponto pode ser confirmado com três mecanismos:
A seta da polia do virabrequim deve estar entre 20 e 25 graus, o número 4 na engrenagem da bomba vai casar com os dois zeros da engrenagem que toca a engrenagem da bomba.
Neste momento o rasgo do rotor da bomba vai estar na direção do parafuso externo da parte de cima da bomba.

Um suporte que é instalado utilizando o prisioneiro do exaustor garante que a engrenagem da bomba não sai do lugar.

Sites indicados para boa leitura:
https://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-f4000/
https://www.automovelerequinte.com.br/2019/02/23/historia-ford-f-4000/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão e Regulagem das unidades do Scania e Regulagem de Válvulas

Bomba de Alta Ducato

Bomba CP3 - Informações Montagem e Desmontagem