CBT Tratores

Para a fabricação dos tratores nacionais foi criada em 1960 a Companhia Brasileira de Tratores – CBT, com capital 100% nacional. A publicidade da empresa destacava a resistência de seus produtos, lembrando que eram “os únicos tratores brasileiros de rodas com chassi“.

No governo visionário de Juscelino Kubitschek, um dos frutos do "plano de metas" do então presidente foi a intenção de instalar uma linha de fabricação de tratores agrícolas pesados no Brasil. A responsabilidade pela execução do plano ficou a cargo do Grupo Executivo da Industria Automobilistica (GEIA, criado no governo de Juscelino), que estabelecia a exigência de um índice de nacionalização inicial de 70%, que em três anos passassem a 95%. Para tanto vários fabricantes extrangeiros se candidataram, incluindo a Case que foi a selecionada, mas que desistiu logo depois. Quem ficou por trás do investimento foi o grupo Indutrias Pereira Lopes S/A, e então foi criada a CBT, em parceria com a Mesbla S/A uma empresa que inicialmente, por volta de 1912 foi uma filial francesa que se instalou no Rio de Janeiro para a comercialização de máquinas e equipamntos fábris,mas que em 1924 ja havia se tornado uma sociedade anônima, a Mesbla Veículos.

 A produção foi iniciada em 1961, em São Carlos (SP)

Em 1961 saiu o primeiro trator fabricado no Brasil, o Modelo 950, sendo 78% constituído de peças nacionais.
O modelo 950 pesava 3,7 t, motor diesel Mercedes Benz OM 321 - 6 cilindros, 5,1 litros e 72 cv. Com capacidade de tração de 5 t (com contrapeso e água nos pneus). Câmbio com seis marchas à frente e duas a ré e freios a disco duplos na saída do diferencial

Em 1964 foi lançado o modelo 1020, já 100% nacional com motor Perkins de 80 cv, 

E então na sequencia ambos com porte e potência adequados para tracionar implementos pesados, inclusive para construção vieram:

1090 (5,5 t, 90 cv, motor Perkins)
1105 (5,5 t, 105 cv, motor Mercedes-Benz) 

Em 1971 a CBT dispunha de dois modelos leves:

1000 (lançado em 1970, com 2,7 t, bitolas reguláveis, motor Perkins de 56 cv)
1065 (motor Mercedes-Benz de 59 cv). 

Em 1981 apresentou os modelos 3000 e 3500 Álcool, equipados com motores Dodge de ciclo Otto, anunciados como “a primeira frota de tratores a álcool do mundo” – porém sem sucesso. Continuamente foram lançadas as séries 2000, 4000 e 8000 diesel, em diversas versões, sempre com motorização Perkins, Mercedes-Benz e mais tarde MWM. Em 1986 saiu o primeiro trator 4×4 da marca, o modelo 8060, com motor Mercedes-Benz de 110 cv e eixo dianteiro ZF que, segundo a empresa, oferecia o menor raio de giro da categoria.

CBT 2400 com a novidade de ter um motor Detroit, com quatro cilíndros 

Uma das características da CBT era a elevadíssima verticalização, favorecida por sua capacidade de projeto e pela disponibilidade de uma grande fundição própria

Em 1981 apresentou os modelos 3000 e 3500 Álcool, equipados com motores Dodge de ciclo Otto, anunciados como “a primeira frota de tratores a álcool do mundo” – porém sem sucesso. Continuamente foram lançadas as séries 2000, 4000 e 8000 diesel, em diversas versões, sempre com motorização Perkins, Mercedes-Benz e mais tarde MWM. Em 1986 saiu o primeiro trator 4×4 da marca, o modelo 8060, com motor Mercedes-Benz de 110 cv e eixo dianteiro ZF que, segundo a empresa, oferecia o menor raio de giro da categoria.

A CBT fabricou seus próprios motores, com ciclo diesel de quatro tempos e de baixa rotação; o grupo projetou e fabricou as bombas injetoras e os turbocompressores para os novos motores, eles fabricaram até suas próprias máquinas para o processo construtivo verticalizado ao máximo, os modelos de motores foram:

  1. DM 301 (3 cilindros, 2.940 cm3 e 55 cv),
  2. DM 401 (4 cilindros, 3.922 cm3 e 73 cv)
  3. DM 602 (6 cilindros, 5.883 cm3 e 106 cv)

Em 1990 foi lançado o primeiro veículo com motor CBT, o Javali, também apresentado com o “veículo de apoio rural“. A mecânica era montada num chassi tradicional, tipo escada, com eixos rígidos Dana e molas semi-elípticas, freios a disco na frente e a tambor na traseira. O motor CBT turbo de 3 cilindros, acoplado a uma caixa Clark de quatro velocidades, desenvolvia 84 cv. Pesando 1.755 kg, o Javali tinha capacidade de carga de 750 kg, 24 cm de vão livre, permitindo vencer vaus de 60 cm, capacidade de rampa de 60% e 30% de inclinação máxima. O jipe era fabricado pela MPL Motores S.A., instalada em Ibaté (SP), subsidiária criada pela CBT especialmente para a produção de motores e utilitários.

O trator CBT 2400 é um potente, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com motor diesel de dois tempos GM Detroit 5043-5050 (4.53N) de injeção direta e mecânica, com tração 4X2, 

fabricado em série nas décadas de 1970 e 1980 pela CBT – Companhia Brasileira de Tratores, na época uma das principais fabricantes de tratores do Brasil, uma das maiores do setor de utilitários agrícolas e industriais na época.

Os seus principais concorrentes na década de 1980 foram os tratores médios Massey Ferguson MF 290, Ford 6610, Massey Ferguson MF 292, Ford 7610, Massey Ferguson MF 295, Ford 7630, Massey Ferguson MF 296 e Ford 7810 (2).

Fontes:

(1) http://www.lexicarbrasil.com.br/cbt/

(2) https://cienciatecnologiafoco.blogspot.com/2021/11/trator-cbt-2400.html

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