Freios em Veículos Pesados

Em veículos com motores à Diesel que apresentam perda de potência é sempe bom lembrarmos-nos de conferir o sistema de freios, pois um freio motor operando de forma irregular por exemplo, pode ser o responsável por uma grande perda de potência do motor, e não o sistema de injeção de combustível que seria o primeiro a ser avaliado e condenado, muitas vezes de forma errônea.

Nos veículos pesados um conjunto de freios é desenvolvido pela necessidade de controlar a rotação do motor sem fadigar os freios nas rodas, o freio de serviço, garantindo uma maior sgurança. Podem apresentar dentre outros tipos de sistema de freios:

Freio motor - borboleta que que inibe a saído dos gases
Voith Retarder - freio hidráulico no câmbio
Calda
Top Brake - válvula adicional no cabeçote

Com sistema put off - com zero injeção de combustível

O Retarder é um tipo de freio hidráulico, um sistema de freio hidrodinâmico controlado por uma unidade eletrônica e instalado na saída da transmissão. Quando acionado por interruptor alavanca ou pedal, pulsos eletricos promovem a liberação do óleo que fica no carter do Retarder, que através de uma pressão de ar é impulsionado para entrar em um sistema de engrenagens helicoidais no rotor, onde o atrito do óleo e a engrenagem promove a desasceleração no eixo cardã, e consequentemente uma desaceleração do diferencial e no eio de tração. O óleo como esquenta devido à este atrito, que acaba transformando a energia cinètica do motor em calor, tem que circular pelo radiador, e também precisa ser refrigerado pelo fluido de refrigeração do motor. Muito utilizado em caminhões Scania, precisa de ter um controle de temperatura rigoroso. acima de 95º percebidos pelo sensr de temperatura do retarder o retarder é desacionado, e acima de 103º o freio retarder é completamente cortado.


O freio motor é uma forma de utilizar o próprio motor como um auxiliar na frenagem do veículo.
Problemas na utilização excessiva do freio motor: desgaste na canaleta dos pistões, devido à contrapressão na cabeça do motor.

Àbaixo trago as fotos de um motor Mercedes 904 cujo freio motor começou a trabalhar parcialmente fechado, matando, ou mais precisamente falando abafando grande parte da potência do motor.

Nesta imagem a borboleta deveria estar totalmente aberta, permitindo a total passagem do ar e nçaosemifechada como está

Alojado após a turbina no 904 instalado em um ônibus
*em desenvolvimento

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