Testando o Sensor de Temperatura da Água

É o Sensor de Temperatura da Água que informa a temperatura do líquido de arrefecimento para o módulo. è um tipo "termistor NTC" onde NTC significa Coeficiente Negativo de temperatura, sendo a resistencia inversamente proporcional ao valor da temperatura.

É interessante ter em mente que o chicote pode estar rompido, e um teste de continuidade é legal para garantir que não haja uma falha de leitura devido à danos na fiação.

Um macete que o pessoal costuma utilizar para o teste deste sensor é coloca-lo em uma morça na bancada e conferir as alterações da resistência conforme se aquece o sensor com um soprador térmico por exemplo. Mas é indispensável conhecer a escala de resistência:



No Ford Cargo antigo, motor Cummins se encontra ligado nos pinos 18 e 36 do conector A (Primeiro conector pequeno à esquerda)

A voltagem 



Para estes sensores há três tipos de falhas:

1- O sensor envia informação errada, dentro da faixa de trabalho
2 - O sensor envia informação errada fora da faixa de trabalho (sensor em curto ou aberto)
3 - A informação é errada (curto ou aberto) para certas temperaturas ( falha intermitente)

** Importante: Alguns modelos de veículos utilizam um sensor de temperatura junto com um interruptor térmico, chamado DUPLEX. Este sensor além de informar a temperatura no painel através do ponteiro também aciona um alarme ou lâmpada para informar excesso de temperatura ( veja mais informações no capítulo Interruptor Térmico)

Fontes:

http://oficinamecanicajupiara.blogspot.com/2013/05/blog-post.html

https://www.mte-thomson.com.br/produtosmte/sensor-de-temperatura/

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