Emissão de Poluentes Diesel e Biodiesel
14 de setembro, um feriadão ótimo para a leitura de um TCC de Mestre, ou seja de uma tese de mestrado em Curitiba, pela UFPR que caiu como uma luva para este dia chuvoso... A dissertação aborda de forma categórica o funcionamento de motores a combustão interna movidos a diesel, o diesel e o biodiesel e as emissões dos processos de combustão.
Em sua revisão bibliográfica para justificar a importancia desta pesquisa, o autor nos mostra através dos gráficos mudiais, como passamos de um consumo de 10.000 TWh/ano à 140.000 TWh/ano, e de como este aumento de consumo esta diretamente ligado ao aumento dos índices de crescimento e do PIB. Este consumo de energia crescente tem refleo direto no aumento da temperatura média mundial, nas concentrações de CO2 e nas emissões de poluentes.
Saindo deste viés sócio ambiental e indo para o viés mecânico, o autor começa diferenciando os tipos de motores de combustão, e partindo para os motores de combistão interna, mostra-nos a diferença entre os motores de ciclo Otto e Diesel, que se diferem basicamente na maneira em que acontece a adição de calor. No ciclo Otto, temos adição de calor a Volume Constante enquanto no ciclo Diesel, essa etapa do processo ocorre a Pressão constante, conforme os diagramas dos ciclos termodinâmicos:
Referência
MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE EMISSÕES POR MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO (ICO) ALIMENTADOS POR MISTURAS DIESEL/BIODIESEL
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