Hillux falha P0093 Toyota - Relato de Caso
A Hillux em questão limitava a pressão e gerava a falha quando era exigido um giro acima de 3000 RPM.
Uma falha que pode indicar vários problemas desde um verdadeiro vazamento de combustível, ou uma entrada de ar, mangueiras entupidas ou dobradas, sensores relacionados (sensor de pressão do rail por exemplo), defeitos na bomba de alta, bicos injetores (com retorno alto) e etc.
Conferido que não havia de fato nenhum vazamento nem na bomba e nem nos canos de bico. Fomos para a válvula de Segunrança, que poderia estar se abrindo fora de hora.
Válvula de segurança: A valvula de segurança se abre quando o sistema julga que há uma pressão elevada acima do que deveria estar presente. Geralmente abrindo acima de 1200 bar. Porém quando apresenta defeito abre fora de hora e gera a falha de vazamento. Deve-se conferir se a vçavula esta aberta no mometo em que esta presente a falha, com o motor quente ainda em funcionamento sem desligar a chave após o corte de potência. Desconectar a mangueira do retorno dos bicos que entra no tubo rail, e ver se vaza pela válvula de segurança. A válvula deve estar estanque, sem qualquer gota de vazamento.
Teste no sensor de pressão do rail: No chicote desconectado com a chave ligada a alimentação deve ser de 0.5v. A resposta com o sensor plugado: 0.9 a1.1v. Na marcha lenta a resposta ficava com 1.5v.
Válvula de Regulação da Pressão do Rail: conferido o sinal PWM
Feito isso, conferimos se havia entrada de ar no filtro, o filtro estava sujo, de fato, porém o problema apareceu à partir da entrada de ar pelas abraçadeiras das mangueiras na caneca do filtro. E pasmem, após substituídas as abraçadeiras o defeito sessou. Falha apagada e camionete acelerando acima de 1650 bar com total tranquilade estanqueidade e conforto em confome com o esperado dos sistemas Common Rail de injeção.
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