Injetores 0445 120 007 e 0445 120 212 - Regulagem e teste na SpeedMaq S40
Os bicos 007 e 212 são bem parecidos em sua construção. A carcaça é identica, mudando apenas a válvula e a ponteira e utilizando-se calço restritor ou calcinho DNH com suporte.
Nos testes na bancada, os valores são os mesmos, à exemplo da SpeedMaq, exceto pelo retorno em Plena Carga que no 007 fica entre 10/20 e no 212 entre 15/20
Estanqueidade: 0R20
Pré Injeção: 70/90 R 25/35
Marcha Lenta: 12/18 R 5/10
Plena Carga: 50/60 R 15/20
Nestes injetores, assim como em outros, o correto assentamento do reparo da válvula é fundamental. Um reparo mau instalado, pode fazer com que não haja injeção. Pode até, no caso da bancada SpeedMaq nem rodar o injetor aparecendo o erro de abandono P=30 e P=40
Valores para regulagem:
--- PARTE SUPERIOR
1 - Ajustes AH
1.1 Sobre curso do Induzido: Folga entre 0.050 e 0.070 mm.
Abaixo de 0.050 - não tem injeção - diminuir a trava pequena do induzido
Acima de 0.070 - dificulta os outros ajustes mas é possível regular - aumentar a trava pequena do induzido.
1.2 - Folga da esfera AH - Folga entre 0.037 e 0.043. É uma das medidas mais importantes do injetor. Quanto maior a folga maior a injeção de combustível, resultando em maiores débitos em todos os testes. A folga entretanto tem um limite, acima do qual a injeção fica impossibilitada.
2 - Ajuste RLS: Este ajuste delimita a a distância entre a bobina e o induzido, repercutindo diretamente nos valores de indutância.
A - B = X
X + Tolerância = Valor do calço
onde:
A = profundidade entre a placa e a carcaça
B = profundidade entre a base do calço e o núcleo da bobina
Tolerância: Mínimo 0.045 e Máximo 0.065 (aceitavel para os CRI, CRI 1 e CRI 2)
Indutância = Quanto mais próximo do mínimo, maiores os débitos do Injetor
Utilizando-se o multímetro Minipa a indutância dos bicos fica entre:
0,163 mH - 0,158 mH - 0.173
3 - Ajuste MFK - Força da mola da bobina= Utilizar um calço entre 1.00 e 1.20
Calço de 1.20 = Pouca pré injeção
Calço de 1.00 = Muita pré injeção.
Originalmente estes injetores utilizam o calço MFK no tamanho de 1.05
Num exemplo: alterando o calço de 1,40 para 1,13 a pré injeção aumentou de 20 para 35, o retorno tambem aumentou de 25 para 31, já os outros débitos e retornos permaneceram os mesmos.
--- PARTE INFERIOR
4 - Ajuste DNH - Abertura da Agulha do bico - Influencia diretamente na Plena Carga
*****Inserir Desenho
Tolerância: x-(0,240 à 0,300) onde x é a medida entre a carcaça e o pé da vávula. Se o injetor utilizar o calço restritor, entaõ a medida entre a carcaça e o calço (montado sob a valvula, sem mola e sem calço da ML) deve estar entre 0,240 e 0,300
5 - Ajuste DFK Força da Mola do Bico - Calço da Marcha Lenta
Espessura de 1.30 mm a 1.50 mm
TORQUES DE APERTO
Porca da válvula: 50 Nm
Capa da Bobina: 40 Nm
Porca do Bico: 60 Nm
PADRÕES DO TESTE DA SPEEDMAQ PARA OS INJETORES 0445120007 e 0445120212
ESTANQUEIDADE: Débito 0 Retorno de 0 a 20
- TEMPO:
- FREQUÊNCIA: 15 Hz
- TEMPO DE INJEÇÃO: 2000 microsegundos
- PRESSÃO NO RAIL: 1000 bar
PRÉ INJEÇÃO: Débito de 70 a 90 Retorno de 25 a 35
- TEMPO: 40s
- FREQUÊNCIA: 66.67 Hz
- TEMPO DE INJEÇÃO: 160 microsegundos
- PRESSÃO NO RAIL: 800 bar
MARCHA LENTA: Débito de 12 a 18 Retorno de 5 a 10
- TEMPO: 50s
- FREQUÊNCIA: 6.67 Hz
- TEMPO DE INJEÇÃO: 900 microsegundos
- PRESSÃO NO RAIL: 300 bar
- TEMPO: 30s
- FREQUÊNCIA: 16.70 Hz
- TEMPO DE INJEÇÃO: 1500 microsegundos
- PRESSÃO NO RAIL: 1000 bar
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